segunda-feira, 11 de outubro de 2010

História do Hapkido

O HAPKIDO é a Arte Marcial de defesa pessoal Coreana, tendo as suas bases se originado nos primórdios do império “KORYU” os documentos que dão fé da existência do HAPKIDO datam o século v (cinco) A.C. quando já predominavam diversos estilos de arte de combate e defesa pessoal ensinadas nos exércitos e na guarda imperial, o HAPKIDO surgiu da junção de vários estilos de lutas coreanas antigas, recebendo também muitas influências chinesas (Pakua,ChinNa,Taichi,Myzongyi,Shuai Jiau,Chi Kung) e japonesas(Aikido,DaitoRyu), daí explica-se suas variedades de técnicas e movimentos complexos.
O nome HAPKIDO surgiu na década de 50. As Artes Marciais coreanas existem, com certeza, há muito tempo. Naquela época não existiam nomes como Judo, Karate, Aikido, Taekwondo, enfim, o que existia na Coréia eram outros tipos de Artes Marciais como o So Do Moo Sool (Arte Marcial Tribal), Ul Moo Sool e Kung Joo Moo Sool (Arte Marcial da Guarda Imperial). Elas eram treinadas por classes sociais diferentes. Dentro dessas formas de luta existentes até hoje não encontramos registros de técnicas de torção, o que significa dizer que a possibilidade das torções terem vindas do Japão e da China é muito grande. É muito importante informar ao leigo ou praticante mal informado que por muito tempo as Artes Marciais coreanas foram proibidas de serem treinadas pelo povo japonês que, na época, dominava a Coréia (1910 inicio da ocupação japonesa).


A Semokwan foi fundada pelo Grão-Mestre Sérgio Fernandes, atualmente, 7 º Dan em Hapkido, 5º Dan em Hankido, 5º Dan em Hankumdo.
O Grão-Mestre Sérgio Fernandes é filiado direto da IHF. Dado ao Seu trabalho sério no Hapkido-Hankido-Hankumdo, se tornou o único brasileiro a conseguir a cobiçada licença para representar a International H.K.D. Federation em seu país natal, onde fundou a Confederação Brasileira de Hapkido-Hankido-Hankumdo - Semokwan, único órgão brasileiro destas artes marciais reconhecido pela IHF no Brasil.
O Grão Mestre Sérgio Fernandes é também o representante oficial da International H.K.D. Federation no Japão, país onde atualmente reside.

Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.
Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia, Ricardo Nery, chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo, o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOO WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Chegou também em 1977, o grão-mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêem supervisão integral, com exceção do grão-mestre Yun Sik Kim que dá aulas pessoalmente no bairro do Bom Retiro - São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association.
Ele foi trazido especialmente para dar aulas ao exército brasileiro, tendo iniciado seu trabalho no 2o GCAM90 Quitaúna. Alguns faixas pretas formados nessa época continuam treinando, ensinando ou supervisionando o trabalho de Mestre Park. Ele ainda teve passagem pelo Círculo Militar de São Paulo e várias academias na capital paulista.
Em 1978 o Mestre Park Sung Jae vem ao nosso país com a missão de continuar o trabalho de seu irmão, com um estilo mais suave e mais circular.
Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Yong Sul Choi. Nascido em 1904 em Chung Buk Coréia, órfão com poucos anos de idade, foi levado ao Japão e adotado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda.
Takeda era o grande Mestre do estilo Daito Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda). Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Após mais de 30 anos de treinamento, Choi decide retornar a sua pátria levando em sua bagagem todo seu aprendizado.
Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de Yong Sul Choi, nomes de estilos vão surgindo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente Hapkido.
Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi e outros a Ji Han Jae. É importante dizer que Choi foi professor de Ji, porém podemos observar a situação de diferentes ângulos. O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa nos diz o seguinte:
"Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI".
É necessário acrescentar que a maioria dos estilos de Arte Marcial existentes foram denominados nesse século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário